Americana e motorista raptados no Afeganistão - TVI

Americana e motorista raptados no Afeganistão

  • Portugal Diário
  • 26 jan 2008, 15:50

Foram levados por homens armados não identificados, na região de Kandahar

Relacionados
Uma norte-americana e o seu motorista afegão, ambos ao serviço de uma organização humanitária, foram raptados hoje por homens armados não identificados na cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão, informaram fontes oficiais afegãs.

A norte-americana, de 49 anos, e o seu motorista, Abdul Hadi, são funcionários da Asian Rural Life Development Foundation, oficialmente registada nas Filipinas e com actividades em projectos de irrigação e protecção da saúde.

O governador da província referiu que a mulher raptada vestia uma burqa, vestuário local geralmente de cor azul que cobre todo o corpo e o rosto e torna difícil a identificação da pessoa.

«A polícia está a investigar, mas de momento não podemos fornecer mais informações por motivos de segurança», justificou o governador.

Em Cabul, o porta-voz do ministério do Interior, Zemaraï Bashary, confirmou o rapto da norte-americana mas disse desconhecer para qual ONG trabalhava. «Estamos ao corrente dessas informações e a investigar o assunto», declarou por seu turno um funcionário da embaixada dos Estados Unidos em Cabul.

O governador de Kandahar, bastião dos islamistas talibãs que protagonizam uma revolta sangrenta desde que foram expulsos do poder em finais de 2001, não quis pronunciar-se sobre a autoria do rapto, embora esses ataques se devam em geral aos talibãs ou a criminosos à procura de resgates. «Sejam quem for, os autores deste rapto são inimigos do Afeganistão», declarou Khaled.
Continue a ler esta notícia

Relacionados