Líbia: Portugal vai enviar missão diplomática a Bengazi - TVI

Líbia: Portugal vai enviar missão diplomática a Bengazi

Líbia: bombardeamento da NATO mata filho de Khadafi

Missão responde a um convite do Conselho Nacional de Transição

Relacionados
Portugal enviará «nos próximos dias» uma missão diplomática a Bengazi, na Líbia, chefiada pelo ministro plenipotenciário Bernardo Futscher Pereira, a convite dos representantes do Conselho Nacional de Transição (CNT), informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros, esta terça-feira.

Em comunicado, o Ministério adianta que «estão previstos encontros com os altos dirigentes do CNT, bem como com representantes da sociedade civil». As conversações deverão incidir sobre «as perspetivas de fim do conflito e o futuro da Líbia».

A missão portuguesa realizará ainda «contactos com os chefes dos escritórios da União Europeia e da Nato», bem como com outros representantes diplomáticos presentes em Bengazi.

Portugal, acrescenta-se no texto, tem trabalhado no sentido da defesa do povo líbio, uma vez que é membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e presidente do Comité de Sanções, criado pela resolução 1973.

Depois de mais de dois meses de confrontos entre os rebeldes, que exigem a saída do coronel Muammar Khadafi do poder, e as forças fiéis ao líder líbio, a NATO intensificou recentemente os bombardeamentos sobre instalações de tropas leais a Kadhafi em Tripoli e arredores.
Continue a ler esta notícia

Relacionados