Chávez ameaça expropriar fábricas - TVI

Chávez ameaça expropriar fábricas

  • Portugal Diário
  • 20 jan 2008, 23:49

Presidente venezuelano avisa produtores de leite e de carne que optem por vender os seus produtos ao estrangeiro

Relacionados
O presidente da Venezuela ameaçou este sábado os produtores de leite e de carne do país que expropriará as suas fábricas se optarem por vender os seus produtos ao estrangeiro ou se os comercializam a preços superiores aos fixados pelo Executivo, noticia a Lusa.

«Se houver um produtor que se negue a comercializar o produto (leite e carne) ou o vende mais caro ao estrangeiro, os ministros vão procurar as provas para expropriá-lo», alertou Hugo Chávez.

Leite, arroz, farinha e frango «desapareceram»

O presidente falava da Empresa Láctea Socialista, em Machiques, Estado de Zúlia (800 quilómetros a oeste de Caracas), durante o programa «Alô Presidente», transmitido em directo pelas rádios e televisões estatais, e alguns meios de comunicação privados.

A advertência de Hugo Chávez tem lugar numa altura em que a Venezuela tem graves problemas de abastecimentos de produtos alimentares, com os supermercados a «exibirem» as prateleiras vazias de alimentos como o leite, queijos, açúcar, farinha de trigo, ovos, arroz e frango.

Segundo o presidente venezuelano o abastecimento «de alimentos não é um jogo, pois deles depende a existência do ser humano» pelo que quem se negue a comercializar leite no país ou prefira vendê-lo para que produzam «queijos finos (...) é um traidor à pátria e será tratado como tal».

Durante o programa, Chávez anunciou que as autoridades vão conceder créditos a uma taxa de juro de 4 por cento, com os dois primeiros anos bonificados, para estimular a produção de leite.
Continue a ler esta notícia

Relacionados