Hezbollah vai sair das ruas de Beirute - TVI

Hezbollah vai sair das ruas de Beirute

Conflitos no Líbano

Em resposta a um apelo do exército. Mas avisa que vai continuar com a campanha de «desobediência civil»

Relacionados
O exército libanês ordenou às suas forças que restabeleçam a segurança na capital e apelou a todas as partes para que retirem todos os seus homens armados das ruas, segundo um comunicado divulgado em Beirute.

Segundo o texto, divulgado depois de o primeiro-ministro ter pedido ao exército a reposição da ordem na capital, o exército decidiu por outro lado revogar a decisão do governo de afastar o chefe de segurança do aeroporto, uma das decisões na origem dos confrontos dos últimos dias.

Quanto à outra decisão do governo que levou o líder do movimento xiita, Hassan Nasrallah, a afirmar que tinha sido declarada guerra ao Hezbollah - a de declarar ilegal a empresa de comunicação do movimento -, o comunicado afirma que a questão será avaliada pelo exército.

Numa reacção quase imediata a este comunicado, a televisão do Hezbollah anunciou que o movimento vai retirar todos os seus homens armados das ruas de Beirute, em resposta ao apelo do exército, mas que vai continuar com a campanha de «desobediência civil» até que as suas exigências - a demissão do governo - sejam satisfeitas.

Na mensagem que fez hoje ao país, o primeiro-ministro Fouad Siniora remeteu para o exército a resolução daquelas duas questões, decididas esta semana pelo governo: demitir o chefe da segurança do aeroporto por alegadas ligações ao movimento radical xiita e declarar ilegal a empresa de comunicações do movimento por «violação da soberania do Líbano».
Continue a ler esta notícia

Relacionados