Moçambique: cônsul de Portugal pede «resguardo» a portugueses - TVI

Moçambique: cônsul de Portugal pede «resguardo» a portugueses

Maputo: duas crianças mortas pela polícia

Confrontos em Maputo fizeram pelo menos seis mortos

Relacionados
A cônsul de Portugal em Maputo, Graça Gonçalves Pereira, apelou esta quarta-feira à comunidade portuguesa para que se mantenha «resguardada», até «estar mais esclarecida a situação de segurança envolvente» na sequência dos confrontos entre populares e a polícia na capital moçambicana.

Em declarações à Lusa, Graça Gonçalves Pereira afirmou que a comunidade portuguesa em Maputo não foi atingida pelos confrontos ocorridos na capital moçambicana, motivados pelos protestos populares contra o aumento do preço de bens essenciais.

«Não tenho informação de qualquer caso junto da comunidade portuguesa», disse a responsável, salientando que os casos mais graves ocorreram na periferia e que a maior parte dos portugueses vive no centro da cidade. «A maioria dos portugueses vive na cidade e terá tomado medidas», disse Graça Gonçalves Pereira.

Pelo menos seis pessoas morreram e mais de oitenta ficaram feridas, 14 das quais em estado grave, nos confrontos entre a polícia e populares, que iniciaram esta quarta-feira de manhã um protesto contra os aumentos dos preços dos bens essenciais.

Os protestos começaram nos arredores de Maputo, mas estenderam-se ao centro da cidade. Ao início da tarde, a situação já estava mais calma na capital moçambicana.
Continue a ler esta notícia

Relacionados