Produtos tóxicos na roupa: «As crianças são mais vulneráveis» - TVI

Produtos tóxicos na roupa: «As crianças são mais vulneráveis»

Bebé (Foto Istockphoto)

Greenpeace pressiona marcas a eliminarem totalmente as substâncias tóxicas da roupa infantil

Relacionados
A organização ambientalista Greenpeace explicou que as análises feitas a roupas infantis de várias marcas internacionais - que detetaram a presença de substâncias tóxicas - visam alterar as políticas do setor, eliminando o uso de químicos nocivos.

«O nosso principal objetivo é transformar o setor como um todo. Queremos a eliminação dessas substâncias e não simplesmente o controlo até um certo nível», afirmou à Lusa a responsável pela campanha «Detox», Naida Haiama.

«As crianças são mais vulneráveis à presença de substâncias tóxicas do que os adultos, achamos chocante que esses produtos [roupas infantis] contenham tais substâncias», sublinhou Naida Haiama, sublinhando que a associação espera que «a pressão pública leve empresas e marcas importantes a eliminá-las».

O relatório hoje divulgado, denominado «Um pouco da história sobre os monstros no seu armário», foi o último de uma campanha iniciada em 2011 e que a Greenpeace designa como «Detox».

«Algumas das marcas que testámos são novas, outras já tínhamos testado», referiu a responsável. Segundo explicou, algumas das empresas testadas «comprometeram-se publicamente a eliminar substâncias perigosas, mas essas promessas têm sido um pouco negligenciadas».

Embora não saiba ainda se os níveis das substâncias tóxicas encontrado prejudica diretamente a saúde, Naida Haiama lembrou que isso pode depender da acumulação dos químicos, da sua relação com outras substâncias ou da altura em que entrarem em contacto com as pessoas.

«É praticamente impossível dizer que a presença de uma substância vai causar danos diretos na saúde. O problema é que, mesmo em quantidades muito pequenas, podem perturbam o sistema hormonal, que regula todas as funções do corpo», disse.

Por isso, a Greenpeace pretende continuar a analisar produtos «para ter a certeza que as marcas que já se comprometeram estão mesmo a adotar ações concretas», mas também para alertar outras marcas e conseguir ainda um compromisso de governos como o da China ou os da União Europeia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados