Esta é a primeira vez que a televisão fica em segundo lugar no estudo, realizado anualmente desde 2003 pela Associação Europeia de Publicidade Interactiva, escreve a BBC Brasil.
A pesquisa, conduzida com mais de sete mil pessoas em dez países europeus, mostra que os jovens entre 16 e 24 anos passam agora 10 por cento a mais do seu tempo ligados à internet do que em frente à televisão, escreve a Lusa.
O levantamento ainda mostrou que 96 por cento dos entrevistados disseram ter reduzido a utilização de outros meios de comunicação por causa da internet. A televisão foi a mais prejudicada, pois 40 por cento dos europeus a vêem menos à e 28 por cento lêem menos jornais.
Ao mesmo tempo, o estudo indica que a televisão online está se a tornar mais popular. Actualmente 30 por cento dos utilizadores vêem algum tipo de vídeo pela rede.
«O número de pessoas que vêem televisão, filmes ou videoclips online pelo menos uma vez por mês aumentou 150 por cento desde 2006, devido à adesão da banda larga. Este método mais rápido de aceder aos conteúdos já conseguiu 81 por cento dos utilizadores da internet, diz o estudo.
Popularidade
Actualmente 57 por cento dos europeus acedem à internet regularmente todas as semana, o equivalente a 169 milhões de pessoas, um aumento de 6 por cento em relação ao ano anterior.
A frequência com que os europeus acedem à rede também aumentou: 75 por cento dos utilizadores conectam-se entre cinco e sete dias por semana, um aumento de 61 por cento em comparação com 2004.
O estudo também mostrou que para 32 por cento dos entrevistados, o e-mail é a funcionalidade mais indispensável da internet, seguido dos motores de busca. Os sites de relacionamentos, como o Hi5, Orkut e Facebook, vêm em terceiro na lista de preferências.
Europeus preferem internet à televisão
- Portugal Diário
- 9 dez 2007, 18:00
Estudo aponta para alteração de hábitos na sociedade actual
Continue a ler esta notícia