Aeroporto de Barcelona encerrado - TVI

Aeroporto de Barcelona encerrado

Nuvem de cinzas chega à Península Ibérica

Relacionados
ACTUALIZADA ÀS 12h46

O aeroporto de Barcelona foi encerrado este domingo devido à nuvem de cinzas vulcânicas proveniente da Islândia, disse à Lusa fonte oficial da TAP.

«Recebemos agora a informação que o aeroporto de Barcelona acaba de encerrar em termos de operações aéreas», adiantou André Soares, do departamento de comunicação da TAP.

Segundo o responsável, todos os voos da TAP para Barcelona foram suspensos, devendo os passageiros evitar deslocar-se ao aeroporto. Toda a informação sobre os aeroportos da Europa está disponibilizada na página da Internet da TAP.

Em Espanha, os aeroportos de Girona-Costa Brava, Réus, Sabadell, Astúrias, Santander, Bilbao, San Sebastian, Vitoria, Pamplona, Logrono, Palma de Maiorca e Menorca também foram encerrados.

Segundo uma actualização da informação constante no site da Aena, Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea, os 13 aeroportos espanhóis que se encontram afectados estarão encerrados pelo menos até às 20h00 locais (19h00 em Lisboa).

O Presidente da República, Cavaco Silva, e a comitiva presidencial deverão chegar a Barcelona às 23h00 locais (22h00 em Lisboa), onde está previsto que o Chefe de Estado embarque num Falcon da Força Aérea com destino a Lisboa.

Em Portugal, 364 voos previstos para este domingo foram cancelados, de acordo com as informações da ANA e da ANAM-Aeroportos da Madeira.

O maior número de voos cancelados (155) foi no Aeroporto de Lisboa, sendo que 78 se referem a partidas e 77 a chegadas. No Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foram cancelados 81 voos (41 partidas e 40 chegadas) e no Aeroporto de Faro 114 voos (58 partidas e 56 chegadas).

Dois voos foram cancelados no Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, enquanto no Aeroporto da Madeira, gerido pela ANAM, foram anulados 12 voos.

Nuvem de cinza continua a Norte de Portugal

No total, foram anulados cerca de 130 voos com origem nos três aeroportos de Portugal Continental e cerca de 140 com chegada prevista a Lisboa, Porto ou Faro.

No Norte e Centro da Europa a grande maioria dos aeroportos continuam encerrados este domingo. A Eurocontrol anunciou, em comunicado, que os efeitos da nuvem de cinza se devem manter nas próximas 24 horas.

Espaços aéreos total ou parcialmente encerrados:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia.

O espaço aéreo alemão vai manter-se encerrado pelo menos até às 18h00 (19h00 em Lisboa).

O espaço aéreo holandês vai manter-se fechado até pelo menos às 12h00. As autoridades francesas anunciaram já a intenção de manter os aeroportos encerrados até pelo menos às 8h00 de segunda-feira (7h00 em Lisboa).

Em Itália, os aeroportos do norte do país permanecem também sem operar aviões. No sul do país, os aeroportos estão operacionais, mas com grandes atrasos e cancelamentos.

O espaço aéreo dinamarquês e o austríaco ficarão encerrados até às 2h00 de segunda-feira (1h00 em Lisboa).

Entretanto, as autoridades da Bulgária decidiram encerrar parcialmente o espaço aéreo do país a partir das 6h00, mas sem afetar o aeroporto da capital Sofia.

Também o espaço aéreo da Estónia, Letónia e Lituânia continuará fechado pelo menos até à tarde deste domingo.

Na República Checa, as previsões apontam para o encerramento do espaço aéreo até segunda-feira às 12h00 locais (11h00 em Lisboa).

O espaço aéreo croata e bósnio foi encerrado este domingo de manhã, pelo menos até às 12h00 locais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados