Cinzas: «Não há danos nos aviões» - TVI

Cinzas: «Não há danos nos aviões»

Vulcão na Islândia

Quatro companhias fazem vários testes

Relacionados
ACTUALIZADA ÀS 15h06

A companhia aérea holandesa KLM anunciou este domingo que realizou dois voos de teste através da nuvem de cinza vulcânica, sem sofrer qualquer dano.

Segundo a companhia aérea, um voo teste no espaço aéreo holandês realizou-se no sábado e não se verificou qualquer dano ou irregularidade provocados pelas cinzas vulcânicas que levaram à proibição do transporte aéreo sobre a Europa desde quinta-feira.



A companhia aérea já realizou um outro voo este domingo, tendo em Boeing 737 com uma equipa de 20 pessoas a bordo descolado às 6h30 locais do aeroporto de Schiphol (Amesterdão) e aterrado em segurança em Duesseldorf (Alemanha).

«Não encontrámos nada de anormal, nem durante o voo, nem durante a primeira inspecção já em terra», afirmou o director-executivo da companhia, Peter Hartman.

Também a companhia alemã Lufthansa fez testes com dez aviões de Frankfurt a Munique. «Todos os aviões foram inspeccionados e não encontramos danos», disse um porta-voz, citado pela EFE.

A Air France anunciou este domingo que vai efectuar ainda durante o dia voos sem passageiros, que visam aferir o impacto do fenómeno natural sobre a circulação aérea.

Também a Air Berlin já fez voos testes, tendo revelado que tudo correu sem incidentes, apesar da nuvem de cinza se manter com intensidade.

Estas companhias estão a pressionar a Eurocontrol para obterem autorização para realizarem pelo menos alguns voos internos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados