Cinzas: UE procura voos alternativos - TVI

Cinzas: UE procura voos alternativos

Vulcão na Islândia

Comissão preocupada com as consequências da paralisação do tráfego aéreo

Relacionados
ACTUALIZADA ÀS 14h58

A Comissão Europeia iniciou sábado consultas com os governos da União Europeia com vista à abertura de certas rotas aéreas a partir de segunda-feira, de acordo com uma porta-voz de Bruxelas citada pela AFP.

«O comissário Siim Kallas [Transportes] está em contacto com o Eurocontrol e as autoridades dos Estados-Membros para discutir as opções possíveis para permitir alguns voos», disse a porta-voz.

Situação nos aeroportos europeus

No entanto, Helen Kearns sublinhou que «a segurança é primordial e se a ciência diz que o espaço aéreo deve permanecer fechado, então ele permanecerá fechado».

«As decisões relativas à abertura ou fecho do espaço aéreo são tomadas exclusivamente pelas autoridades nacionais em coordenação com o respectivo organismo de controlo do tráfego aéreo», disse Helen Kearns.

A Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) não toma esse tipo de decisões, mas ela centraliza todas as informações que chegam dos Estados-membros.

Durão já analisa as consequências

O presidente da Comissão Europeia sugeriu este domingo uma reunião dos ministros dos Transportes da União Europeia para tratar das consequências da nuvem de cinzas proveniente da Islândia que está a paralisar os transportes aéreos na Europa.

«A nuvem de cinzas vulcânicas criou uma situação sem precedentes», disse Durão Barroso numa declaração escrita.

A presidência espanhola da EU seguiu a sua sugestão e convocou para segunda-feira uma reunião extraordinária de ministros dos Transportes europeus, que decorrerá por videoconferência, para analisar os efeitos da paralisação do tráfego aéreo no continente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados