Seis aeroportos reabrem na Alemanha - TVI

Seis aeroportos reabrem na Alemanha

Lufthansa

Companhias aéreas com duras críticas. Agência de Segurança Aeronáutica lembra que segurança está primeiro que os «critérios económicos»

Relacionados
A Agência de Segurança Aeronáutica (DFS) alemã autorizou a reabertura de seis aeroportos internacionais, pondo assim termo ao bloqueio total do espaço aéreo, em vigor desde sexta-feira à noite, diz a Lusa.

Os voos poderão ser retomados a partir dos dois aeroportos de Berlim, Tegel e Schoenefeld, e ainda dos aeroportos de Erfurt, Leipzig, Hamburgo e Hannover, mas só em direcção a leste, disse Kristina Kelek, porta-voz da DFS, em Langen (Frankfurt).

A mesma fonte adiantou ainda que, a partir das 20h00 locais, haverá novas instruções que poderão abranger mais uma dezena de aeroportos que até lá continuarão encerrados.

A decisão foi precedida de críticas de representantes das duas maiores companhias aéreas alemãs, a Lufthansa e a Air Berlin, que acusaram as autoridades aeronáuticas de terem decretado o fecho do espaço aéreo apenas com base em simulações de computador.

O ministério federal dos transportes repudiou as críticas, lembrando que não se trata de uma acção isolada da Alemanha, mas sim de uma decisão europeia.

As regras da organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) impõem que o espaço aéreo afectado por uma nuvem vulcânica não pode ser sobrevoado, disse uma porta-voz do referido ministério, em Berlim.

A DFS rejeitou também as acusações, sublinhando que se rege «por critérios de segurança e não por critérios económicos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados