Catástrofe ambiental: «BP é responsável. A BP vai pagar a conta» - TVI

Catástrofe ambiental: «BP é responsável. A BP vai pagar a conta»

Obama responsabilizou a companhia petrolífera pela enorme fuga de crude que está a ameaçar a costa dos Estados Unidos. Pesca foi proibida nas águas federais afectadas

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, culpou, este domingo, a British Petroleum (BP) pela catástrofe ambiental que está a afectar o mar, ao largo da costa do Louisiana e ameaça seriamente a costa.

«A BP é a responsável pela fuga. A BP vai pagar a conta», disse o presidente, que está de visita ao Estado do Lousiana para se inteirar da dimensão da catástrofe.

Obama classificou ainda a maré negra que ameaça a costa do Louisiana como «potencialmente um desastre ambiental sem precedentes». Ainda assim, o presidente norte-americano deixou uma palavra de tranquilidade às populações, garantindo que os equipamentos mais modernos estão a ser utilizados para tentar conter o crude que se espalha no mar e assegurando que o estado apoiará quem for directamente prejudicado pela maré negra.

«Modo de vida» do Louisiana ameaçado

Alabama e Mississipi decretam estado de emergência

Quem mais sofrerá com esta catástrofe serão os pescadores. Este domingo, as autoridades marítimas dos Estados Unidos proibiram a pesca em águas federais afectadas, por um mínimo de 10 dias, avança a agência Reuters. «Pesando as questões económicas e as preocupações de saúde, limitamos esta proibição à área afectada. (...) Não se prevê que haja riscos para a saúde, no pescado actualmente no mercado», disse Jane Lubchenco, do National Oceanic and Atmospheric Administration.
Continue a ler esta notícia