Aulas de culinária obrigatórias em Inglaterra - TVI

Aulas de culinária obrigatórias em Inglaterra

  • Portugal Diário
  • 22 jan 2008, 10:25
Alimentos

Medida será aplicada em colégios e visa combater crescimento da obesidade na população

Relacionados
As aulas de culinária vão ser obrigatórias nos colégios ingleses a partir do próximo ano lectivo, no âmbito dos esforços para combater o crescimento da obesidade na população, anunciou esta terça-feira o Ministério britânico da Educação.

Segundo escreve a Lusa, a partir do próximo mês de Setembro, todos os adolescentes com idades entre os 11 e os 14 anos vão assistir a aulas de culinária se estiverem em estabelecimentos que já ofereçam este tipo de curso, ou seja, 85 por cento dos colégios ingleses.

Os outros estabelecimentos vão dispor de um período de adaptação até 2011 para passar a disponibilizar as aulas de culinária.

«Ensinar as crianças a cozinhar pratos saudáveis é um importante meio para as escolas ajudarem a criar adultos saudáveis», declarou o ministro da Educação britânico, Ed Balls, ao jornal Daily Mirror.

«Mini-chefes da Europa» combatem obesidade

Cozinha tradicional reinventada

O ministro lançou um apelo ao público para propor ideias de pratos clássicos britânicos ou internacionais que as crianças deveriam aprender.

No entanto, o objectivo da culinária como disciplina obrigatória é fazer com que os alunos consigam preparar pratos simples e saudáveis preparados com ingredientes frescos, explicou o Ministério da Educação, da Infância e da Família.

Esta medida será aplicada apenas aos colégios em Inglaterra porque a Educação é gerida de maneira autónoma pelas outras regiões do Reino Unido, como o País de Gales e a Escócia.

A obrigatoriedade da disciplina de culinária faz parte da campanha de luta contra a obesidade que deverá ser lançada quarta-feira por Balls e pelo ministro da Saúde britânico, Alan Johnson.
Continue a ler esta notícia

Relacionados