Vaticano transfere padres pedófilos de país para país - TVI

Vaticano transfere padres pedófilos de país para país

Internacional

De acordo com um levantamento realizado em 21 países, 30 sacerdotes acusados de abuso sexual foram enviados para outras nações, dois deles para estados brasileiros

Relacionados
A Igreja Católica transferiu dois padres acusados de abusos sexuais para o Brasil. A revelação foi feita por um levantamento realizado em 21 países, e que concluiu que 30 religiosos suspeitos de pedofilia foram enviados para outras nações, divulgou esta sexta-feira o jornal «Folha de São Paulo».

De acordo com a reportagem do jornal brasileiro, um dos casos relatados pelo estudo da Associated Press é o do padre Mario Pezzotti, da Congregação Xaveriana, acusado de abuso e violação pelo norte-americano Joseph Callander. Os crimes, de acordo com a vítima, ocorreram em 1959, quando Callander estudou num colégio no estado de Massachusetts.

No entanto, só passados quase 40 anos, em 1993, o padre foi julgado. O caso acabou com uma indemnização de 129 mil euros.

Mario Pezzotti saiu dos Estados Unidos para trabalhar com crianças indígenas no estado brasileiro da Amazónia, tendo na época, garantindo que tinha encontrado «a cura» no Brasil.

Jesuíta italiano acusado de abuso e exploração de crianças



O segundo caso noticiado na imprensa é o do padre jesuíta Clodoveo Piazza.

O sacerdote italiano naturalizado brasileiro chegou a ser secretário estadual do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, antes de ser alvo de denúncias de abuso e exploração sexual.

O padre e um colega de uma ONG foram acusados, em 2009, pela Procuradoria de Justiça, tendo ficado provado que ambos abusavam das crianças e deixavam que estrangeiros em visita ao país fizessem o mesmo
Continue a ler esta notícia

Relacionados