Luanda: mulheres e recém-nascido soterrados - TVI

Luanda: mulheres e recém-nascido soterrados

  • Portugal Diário
  • 30 mar 2008, 09:41
Edifício desaba em Luada [EPA/Cândido Almeida]

Vídeo-amador: desabamento de prédio faz quatro mortos e 100 feridos

Relacionados
[Última actualização às 15h30]

As equipas de socorro continuavam este domingo de manhã a tentar resgatar dez mulheres e um bebé, que permanecem sob os escombros do edifício que desabou sábado de madrugada em Luanda. O desabamento provocou pelo menos quatro mortos e mais de uma centena de feridos, noticia a Lusa, citando fonte oficial.

Veja um vídeo-amador do local



Os trabalhos de socorro no edifício da Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC) de Angola, onde se encontravam 181 pessoas no momento do incidente, prosseguiram durante toda a noite.

As dez mulheres, que ainda continuam soterradas, encontravam-se numa cela na cave do edifício de sete andares; também um bebé está entre as soterradas, como confirmou o director da Protecção Civil angolana, Eugénio Laborinho.

Bebé soterrado tem apenas três dias

O recém-nascido é filho de uma das mulheres que está sob os escombros e tem apenas três dias. Segundo elementos das equipas de resgate, uma «razão acrescida» para o empenho com que se procura salvar estas pessoas.

O contacto entre as mulheres soterradas e o exterior é assegurado por telemóvel.

Como a Agência Lusa constatou no local, entre os populares há quem reze pelas vítimas e pelo sucesso das equipas que tentam resgatar as 10 mulheres e o bebé.

É o caso de Celestina Rute, membro de uma igreja evangélica, que disse à Lusa ser este um dos «momentos mais desesperantes» que viveu desde o fim da guerra em Angola.

150 pessoas resgatadas

Até ao momento, as equipas de socorro já resgataram mais de 150 pessoas com vida dos escombros, havendo quatro mortos confirmados.

As estimativas apontam para que no momento da derrocada estivessem 181 pessoas no interior do edifício. Entre estes, 36 funcionários da DNIC e 145 detidos, contando já com as 10 mulheres ainda por resgatar.

JF
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos