Nobel da Medicina para três investigadores - TVI

Nobel da Medicina para três investigadores

Ciência (arquivo)

Galardoados pelas pesquisas que desenvolvem sobre vírus que causam doenças mortais

Relacionados
O Prémio Nobel da Medicina 2008 foi atribuído ao alemão Harald zur Hause e aos franceses Françoise Barré-Sinoussi e Luc Montagnier pelas investigações sobre vírus que causam graves doenças em seres humanos.



O cientista alemão Harald zur Hausen foi distinguido por ter descoberto que o cancro do colo do útero é provocado pelo HPV - Vírus do Papiloma Humano - o segundo tipo de cancro mais comum nas mulheres.

Leia aqui o comentário de um investigador português sobre a atribuição do Nobel a Harald zur Hausen.

Os franceses Françoise Barré-Sinoussi e Luc Montagnier descobriram o vírus responsável pela Sida e desenvolveram a sua investigação nesta área.

«Uma descoberta essencial para a compreensão da biologia desta doença e para o tratamento com anti-retrovirais», indica o comité Nobel em comunicado.

Françoise Barre-Sinoussi é apenas a oitava mulher a ser galardoada com o Nobel de Medicina desde que estes prémios começaram a ser entregues, em 1901.

O prémio, de 10 milhões de coroas suecas (1,02 milhões de euros) e uma medalha de ouro, serão entregue a 10 de Dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel em 1896.
Continue a ler esta notícia

Relacionados