Timor-Leste: Guterres Lu Olo e Taur Matan Ruak lideram - TVI

Timor-Leste: Guterres Lu Olo e Taur Matan Ruak lideram

Timor-Leste: eleições sem problemas - EPA/ANTONIO DASIPARU

Números foram divulgados pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral do país

Os candidato às presidenciais de Timor-Leste Francisco Guterres Lu Olo e Taur Matan Ruak continuam a liderar os resultados provisórios das eleições presidenciais que decorreram sábado no país, segundo números divulgados pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral do país.

Quando estão contados 411,632 votos nos candidatos (65,70 por cento), o candidato Francisco Guterres Lu Olo, apoiado pela Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), lidera com 28,49 por cento dos votos (117.259).

Em segundo lugar, encontra-se o antigo chefe das Forças Armadas do país Taur Matan Ruak, que se demitiu de funções para concorrer às eleições presidenciais e que é apoiado pelo Conselho Nacional da Reconstrução (CNRT) de Timor-Leste do primeiro-ministro Xanana Gusmão, com 25,05 por cento dos votos (103.098).

O atual chefe de Estado do país, José Ramos-Horta, que se recandidatou ao cargo ocupa a terceira posição com 18.23 por cento dos votos (75.058), seguido de Fernando La Sama de Araújo, atual presidente do Parlamento Nacional e líder do Partido Democrático, com 17,48 por cento dos votos (71.962).

Os dados provisórios divulgados indicam também que 16.341 boletins de voto (2,61 por cento) foram considerados nulos e 5.989 pessoas votaram em branco (0,96 por cento).

Ainda não há dados sobre a abstenção.

Mais de 625 mil eleitores foram chamados sábado para eleger, entre 12 candidatos, o terceiro Presidente de Timor-Leste, desde a restauração da independência a 20 de maio de 2002.

Caso nenhum candidato consiga mais de 50 por cento dos votos, será necessária uma segunda volta em abril.
Continue a ler esta notícia