Estado Islâmico mostra foto de piloto jordano em cativeiro - TVI

Estado Islâmico mostra foto de piloto jordano em cativeiro

Muaz Kasasbeh, piloto jordano durante «entrevista» na revista «Dabiq»

Fotografia acompanha artigo propagandístico da revista «Dabiq», um órgão do grupo extremista

Relacionados
O grupo extremista Estado Islâmico publicou uma fotografia do piloto jordano Muaz Kasasbeh em cativeiro, depois de ter sido preso pelos radicais na semana passada. A fotografia aparece no mais recente número da revista do próprio Estado Islâmico, «Dabiq», divulgado esta terça-feira na Internet.

Na imagem, Muaz Kasasbeh surge como uma túnica de cor laranja, semelhante à de outros sequestrados pelo Estado Islâmico, diante de um fundo negro.  De acordo com a agência EFE, a fotografia acompanha um artigo propagandístico da revista em forma de entrevista com o piloto jordano, com o título «A captura de um piloto cruzado».

O avião do piloto jordano despenhou-se no dia 24 de dezembro na província síria de Al Raqa, quando participava nos bombardeamentos levados a cabo pela coligação internacional contra o Estado Islâmico. Os extremistas disseram que tinham derrubado a aeronave, mas a afirmação foi desmentida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que afirmou que a queda foi um acidente.

Na suposta entrevista de Kasasbeh, o Estado Islâmico dá detalhes para defender a versão de que o avião foi abatido pelas baterias antiaéreas dos radicais.

Ao piloto também é perguntado como funciona a operação da coligação internacional contra o Estado Islâmico e sobre os países participantes.

A suposta entrevista acaba com uma pergunta sobre o destino do piloto nas mãos do grupo extremista. Muaz Kasasbeh responde: «Sim, eles matar-me-ão».

A entrevista também é ilustrada com outras fotografias do prisioneiro no momento da captura. Numa delas, Muaz Kasasbeh aparece com outros militares a cumprimentar o rei Abdullah da Jordânia.

O Estado Islâmico proclamou um califado no Iraque e na Síria no final de julho de 2014. Desde então publica a revista «Dabiq» na Internet, veículo usado para expor a própria ideologia e relatar os eventos no campo de batalha.
Continue a ler esta notícia

Relacionados