É «importante encontrar uma solução política para a Síria antes que coisas fiquem piores» - TVI

É «importante encontrar uma solução política para a Síria antes que coisas fiquem piores»

Guterres preocupado com a situação no Médio Oriente. Há mais de um milhão de refugiados sírios. Cerca de metade dos refugiados são crianças

Relacionados
O número de sírios que escaparam à guerra civil no seu país superou, muito antes do previsto por especialistas, a barreira de um milhão de pessoas, indicam dados revelados esta quarta-feira pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR).

Na próxima semana assinalam-se dois anos desde que o regime de Bashar Al-Assad optou por reprimir violentamente manifestações populares pacíficas, ato que conduziu à formação de grupos rebeldes decididos em lutar contra as forças de segurança, bem como à criação de milícias e, mais tarde, a uma guerra civil.

De acordo com os mais recentes dados enviados pelas agências do ACNUR na região, cerca de metade dos refugiados são crianças, cuja maioria tem menos de 11 anos de idade.

António Guterres, Alto Comissário da ONU para os Refugiados reage aos números: «Representa um deslocamento maciço e é a prova do nível de destruição e sofrimentos que assistimos na Síria atualmente. Podemos imaginar o impacto que a crise síria numa das regiões mais sensíveis do globo. E se queremos evitar uma explosão no Médio Oriente, se queremos garantir a paz e a estabilidade daqueles países, é muito importante encontrar uma solução política para a Síria antes que as coisas fiquem ainda piores do que estão agora»
Continue a ler esta notícia

Relacionados