Cannabis é «droga perigosa» para o governo britânico - TVI

Cannabis é «droga perigosa» para o governo britânico

  • Portugal Diário
  • 9 jan 2008, 17:43
Cannabis

Gordon Brown defende que a cannabis é tão prejudicial como as anfetaminas

Relacionados
O governo britânico quer voltar a colocar a cannabis na lista de drogas perigosas, o que implicará também o agravamento das penas aos consumidores e fornecedores naquele país, noticia esta quarta-feira o jornal britânico The Times, segundo a agência Lusa.

De acordo com o jornal, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, e a titular da pasta do Interior, Jacqui Smith, estão decididos a reclassificar a perigosidade da droga e incluí-la no grupo B.

No Reino Unido, as drogas estão classificadas em três grupos segundo a sua perigosidade: no grupo A estão a heroína, a cocaína, o ecstasy e o LSD; no B, as anfetaminas, como a chamada speed; no C inclui-se, até agora, além do cannabis, os tranquilizantes, o valium e os esteróides anabolizantes.

A colocação da cannabis no grupo B significa na prática que qualquer pessoa que for apanhada pela polícia na posse desta droga pode ser condenada a cinco anos de prisão e a uma multa ilimitada, em vez de receber uma simples advertência e ter a substância confiscada, como acontece actualmente.

A pena para os fornecedores continuará a ser mesma, ou seja, um máximo de 14 anos de prisão e multa ilimitada.

De acordo com o The Times, ao tomar a decisão, o conselho assessor do Governo - que em 2006 rejeitou uma tentativa de reclassificar a droga - considerou a atitude das pessoas em relação à cannabis e as provas recentes apresentadas sobre os danos da droga para a saúde.

A crescente difusão do chamado skunk, um tipo de cannabis muito forte cultivado sob luz artificial e que é controlado em parte por grupos organizados, reforçou a decisão do governo trabalhista de reclassificar a substância, segundo o Times.

Pouco depois de ter assumido o cargo de primeiro-ministro, Gordon Brown já tinha anunciado que pretendia revogar a decisão adoptada em 2001 pelo então ministro do Interior, David Blunkett, de classificar a cannabis como droga do grupo C.
Continue a ler esta notícia

Relacionados