Marijuana pode aumentar risco de psicoses - TVI

Marijuana pode aumentar risco de psicoses

  • Portugal Diário
  • 27 jul 2007, 23:29
Marcha pela legalização da marijuana (Lisboa)

Estudo revela possível ligação entre consumo de cannabis e aparecimento de doenças mentais

Relacionados
Um estudo norte-Americano revela que o uso de marijuana pode ser perigoso por ser um possível responsável pelo aparecimento de psicoses, como a esquizofrenia, segundo pesquisa elaborada pelo Departamento de Saúde Britânico, escreve a CNN.

O resultado mostra que até utilizadores pouco frequentes podem aumentar a possibilidade de sofrer doenças mentais em 40 por cento.

«As provas disponíveis demonstram que a cannabis não é tão inofensiva como antes se pensava», disse o Dr. Stanley Zammit, um dos autores do estudo e docente do departamento de medicina psicológica na universidade Cardiff.

Os analistas não conseguiram de todo provar que a cannabis seja culpada pelo aumento dos riscos de psicoses. Outras substâncias usadas pelos consumidores de marijuana, ou mesmo traços de personalidades dos utilizadores, podem ser causadoras destes problemas

O resultou da análise envolveu 35 outros estudos que abrangiam cerca de 10.000 casos de pessoas examinadas para descobrir os efeitos da marijuana na saúde mental.

O estudo procurava por doenças psicóticas, desordens cognitivas, incluindo alucinações, desordens bipolares, depressões, ansiedade, neuroses e tendências suicidas.

Segundo o Dr. Stanley Zammit, o risco de sofrer de esquizofrenia, na população em geral é menor que um por cento. Mas pelo facto de a marijuana ser uma droga tão popular, estima-se que 800 novos casos possam ser prevenidos pela redução do uso.

Para os utilizadores regulares de cannabis o risco aumenta de 50 por cento para 200 por cento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados