Coreia do Norte aprisiona barco russo - TVI

Coreia do Norte aprisiona barco russo

  • Portugal Diário
  • 23 fev 2008, 13:05

Cargueiro poderá ter-se proximado demasiado de polígono de testes de mísseis

Relacionados
Os guarda-costeiros norte-coreanos aprisionaram este sábado um barco russo no mar do Japão e ordenaram-lhe que se dirigisse para um porto norte-coreano, anunciou o centro marítimo de salvamento de Vladivostok, no extremo-Oriente russo, noticia a Lusa.

«O cargueiro Lídia Demech que transporta automóveis, registado em Kamtchatka, dirigia-se para o porto japonês de Hamata desde Vladivostok e foi aprisionado pelos guarda-costeiros norte-coreanos perto do cabo Musudan», indicou o centro através de comunicado.

As razões do aprisionamento ainda não são conhecidas. Segundo fonte no seio da frota russa do Pacífico, citada pela agência Ria-Novosti, é provável que o barco tenha sido aprisionado porque se aproximou demasiado da zona onde se encontra um polígono de testes de mísseis norte-coreano.

Coreia do Norte quer paz com os EUA

Coreia do Norte «desmantela» arsenal nuclear

De acordo com o centro marítimo de salvamento de Vladivostok, o Lídia Demech com 25 membros da tripulação a bordo foi aprisionado a algumas milhas náuticas da costa norte-coreana.

Segundo as normas internacionais, o limite das águas territoriais é de 12 milhas de distância para a costa.

O consulado geral da Coreia do Norte em Nakhodka afirmou não conhecer as razões que levaram ao aprisionamento do barco russo.

«O centro marítimo de salvamento (de Vladivostok) informou-nos do aprisionamento, mas o consulado não recebeu informações da parte (das autoridades da) Coreia do Norte» afirmou um responsável do consulado, citado pela agência russa Itar-Tass.
Continue a ler esta notícia

Relacionados