UE chegou a acordo sobre imigração - TVI

UE chegou a acordo sobre imigração

Ilegais em Espanha

Sarkozy aceitou suavizar o texto inicial que pedia um endurecimento da política europeia para a imigração

Os ministros do Interior da União Europeia, reunidos em Bruxelas, alcançaram um acordo político sobre o Pacto para a Imigração, que será formalmente adoptado pelos líderes europeus em Outubro, anunciou a presidência francesa da UE.

O acordo entre os 27 foi possível depois de Paris ter suavizado bastante o teor do texto original do Pacto, pensado inicialmente pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, como um documento de endurecimento da política europeia para a imigração.

O texto final que reuniu o consenso dos 27 resulta de longas negociações, durante as quais muitos Estados-membros exigiram mudanças profundas.

Segundo fontes diplomáticas, algumas das alterações produzidas foram reclamadas por Portugal, que quis ver consagrado no documento um maior equilíbrio entre a vertente securitária muito presente na versão original de Paris e a imigração legal, bem como o reforço dos direitos dos imigrantes.

Depois do acordo político alcançado na reunião desta , na qual participa o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, o Pacto deverá ser solenemente aprovado pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia na Cimeira agendada para 15 e 16 de Outubro em Bruxelas.
Continue a ler esta notícia