Nenhuma região está imune à gripe suína, diz OMS - TVI

Nenhuma região está imune à gripe suína, diz OMS

Prevenção da gripe suína nos EUA

O nível de alerta foi elevado de 3 para 4, numa escala de 6

Relacionados
Nenhuma região do mundo está imune à propagação do vírus da gripe suína, que terá provocado já 149 mortos no México, advertiu esta segunda-feira o número dois da Organização Mundial de Saúde (OMS), Keiji Fukuda.

«Numa época em que as pessoas viajam de avião muito rapidamente por todo o mundo, não há nenhuma região do mundo onde o vírus não se possa espalhar», explicou esta segunda-feira Keiji Fukuda.

Embora o vírus da gripe suína com origem no México se tenha propagado por todo o mundo, a OMS decidiu hoje elevar de três para quatro, numa escala de seis, o seu nível de alerta, que significa já um «aumento significativo» do risco de pandemia.

Em conferência de imprensa, Fukuda admitiu que «o vírus está tão expandido que já não faz sentido tentar contê-lo», mencionando os casos do México, dos Estados Unidos e da Espanha, como prova do alcance do H1N1.

De acordo com o «El País» A OMS não recomenda, contudo, restrições em termos de viagens e de comércio, por considerar que, de acordo com avaliações de especialistas, a medida não teria grande utilidade. A OMS elevou, contudo, o nível de alerta de 3 para 4, numa escala de 6.
Continue a ler esta notícia

Relacionados