Nasa despediu protagonista de escândalo - TVI

Nasa despediu protagonista de escândalo

  • Portugal Diário
  • 7 mar 2007, 21:51
Lisa Nowak (foto Red Huber/EPA)

Fez 1.500 quilómetros, sem parar, para sequestrar a rival

Relacionados
A Nasa despediu esta quarta-feira a astronauta Lisa Nowak, acusada tentativa de sequestro na sequência de uma crise de ciúmes contra uma rival pelo amor de um colega astronauta, noticia a CNN.

Lisa Nowak, de 43 anos, participou num voo orbital pela agência espacial americana - a viagem realizada pelo Discovery em Julho de 2006. O que ninguém sabia na ocasião é que a astronauta, então casada e com três filhos, tinha um caso com o colega Bill Oefelein, que é solteiro e, por sua vez, também tinha uma relação com Colleen Shipman, elemento da Força Aérea.

Segundo documentos a que os investigadores do caso tiveram acesso, Oefelein e Nowak tiveram um caso durante dois ou três anos, antes de o astronauta romper com ela e começar namorar com Shipman.

Foi um dos e-mails picantes enviado por Shipman a Oefelein enquanto ele estava no espaço, em Dezembro de 2006, também no Discovery, que despertou a fúria de Nowak. A mensagem dizia: «O meu primeiro impulso será tirar a tua roupas, atirar-te ao chão e matar-te de fazer amor».

A mensagem fez com que Nowak pegasse o carro e atravessasse os Estados Unidos, indo de Houston, no Texas, até Orlando, na Flórida, para confrontar Shipman. A viagem de quase 1.500 quilómetros foi feita sem paragens, graças a uma fralda de astronauta que Nowak usou durante a travessia.

Ao chegar ao Aeroporto Internacional da Flórida, onde Shipman desembarcaria, Nowak, usando uma peruca, tentou sequestra-la. Quando a polícia a impediu de sequestrar a rival, encontrou armas de vários tipos.

A acusação queria que ela respondesse por tentativa de assassinato, mas a justiça julgou que tentativa de sequestro era mais apropriada.
Continue a ler esta notícia

Relacionados