Violência volta a fazer vários mortos em Damasco - TVI

Violência volta a fazer vários mortos em Damasco

Bandeira da Síria (EPA)

Notícia também de confrontos na fronteira com a Turquia

Relacionados
O acordo de cessar-fogo mediado pelas Nações Unidas foi uma vez mais quebrado na Síria. Pelo menos 15 pessoas morreram e várias ficaram feridas na escalada da violência em duas zonas próximas de Damasco, informa a agência Reuters.

Um dos ataques foi lançado por um suicida que se fez explodir junto a uma mesquita no centro da capital síria. A explosão deu-se quando dezenas de pessoas saíam da mesquita depois das orações de sexta-feira.

Horas antes, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, tinha lançado um apelo ao regime de Bashar al-Assad para que respeite o acordo de tréguas mediado por Kofi Annan, enviado da Liga Árabe e das Nações Unidas à Síria.

Confrontos perto da fronteira com a Turquia

De acordo com a agência estatal noticiosa SANA, vários atiradores e soldados afetos ao regime perderam a vida esta noite em confrontos perto do porto de Latakia, a cerca de 35 quilómetros da fronteira turca.

A agência de notícias refere que não é conhecida a nacionalidade dos atacantes. De referir que Damasco tem acusado a Turquia de facilitar o envio de armas e fundos para os rebeldes que lutam há mais de um ano contra o regime de Bashar al Assad.

Segundo escreve a agência Reuters, a Turquia acolhe a liderança do Exército Livre da Síria, o movimento de insurgentes que combatem o regime.

Este sábado, o exército libanês anunciou que foram confiscados três contentores com armas para os rebeldes sírios. o carregamento era composto por metralhadoras, mísseis, foguetes, lança-mísseis e explosivos, precisou a fonte, que adiantou que «se estas armas se destinassem ao exército sírio não teriam sido intercetadas».
Continue a ler esta notícia

Relacionados