Fumadores perdem um terço da memória diária - TVI

Fumadores perdem um terço da memória diária

Cigarros

Conclusão é de um estudo realizado pela Universidade de Northumbia, no Reino Unido

Relacionados
Quem fuma perde mais memória, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Northumbia, no Reino Unido. Mas nem tudo são más notícias para os fumadores neste estudo. Se conseguir parar de fumar recupera as informações quase ao mesmo nível dos não fumadores.

O estudo foi realizado com mais de 70 pessoas entre os 18 e os 25 anos. Os voluntários fizeram um «tour» pela universidade, enquanto faziam perguntas sobre pequenos detalhes deste passeio, como se faz habitualmente num teste de memória com tarefas complementares.

No final a diferença foi notável. Os fumadores lembravam-se de apenas 59 por cento das tarefas. Quem tinha deixado de fumar lembrava-se de 75 por cento e os que nunca tinham fumado de 81, escreve «O Globo» .

Tom Heffernan, o médico que coordena a colaboração da universidade com o Grupo de Pesquisa para Álcool e Drogas diz que esta descoberta pode ser usada em campanhas anti-tabaco.

«Já sabemos que parar de fumar tem um grande impacto na saúde, mas este estudo mostra que parar de fumar também pode trazer benefícios para as funções cognitivas», disse.



A investigação vai agora ser aprofundada. Vão tentar descobrir os efeitos do fumo passivo na memória e nas toxinas deixadas em cortinados e móveis.
Continue a ler esta notícia

Relacionados