American Airlines testa sistema anti-míssil - TVI

American Airlines testa sistema anti-míssil

  • Portugal Diário
  • 5 jan 2008, 00:13

Tecnologia desenvolvida para proteger aviões de ataques terroristas

Relacionados
Tecnologia laser desenvolvida para proteger aviões de mísseis lançados por terroristas vai ser instalada, a partir da Primavera, em alguns jactos da American Airlines, refere a Lusa.

O sistema anti-míssil não vai ser testado em voos com passageiros mas os testes - que deverão abranger mais de mil voos - vão determinar como é que a nova tecnologia se comporta durante a viagem.

O primeiro Boeing 767-200, modelo de avião que faz sobretudo viagens entre Nova Iorque e São Francisco e Los Angeles, deve ser equipado em Abril.

A American Airlines não é a favor da colocação de sistemas anti-míssil em voos comerciais mas aceitou participar nos testes por entender que a tecnologia que está sob avaliação pode vir a ser útil no futuro.

A tecnologia anti-míssil foi desenvolvida para aviões militares mas a empresa BAE Systems (uma combinação da British Aerospace e da Marconi Electronic Systems) revelou hoje que conseguiu um contrato de 19,7 milhões de euros junto do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos para proceder a testes em aviões civis.

O novo sistema tenciona deter um eventual ataque através da detecção do calor do foguete, que permitirá ao avião responder numa fracção de segundo disparando um feixe de laser para confundir a orientação do míssil.

A BAE tenciona testar o dispositivo durante sete mil horas de voo ao longo de 2008 e no início de 2009.

Com este novo contrato, a BAE totalizou os 68 milhões de euros recebidos para os sistemas de protecção, devendo a instalação da tecnologia custar entre 340 mil euros e 680 mil euros por avião.
Continue a ler esta notícia

Relacionados