México: 18 cadáveres encontrados em Tijuana - TVI

México: 18 cadáveres encontrados em Tijuana

Internacional

Aguns tinham sinais de tortura. Suspeita-se que se trate de conflitos entre grupos de traficantes

Foram encontrados 18 cadáveres na cidade mexicana de Tijuana, no que parece ter sido um conjunto de execuções relacionadas com o narcotráfico. Doze dos corpos estavam perto de uma escola, amordaçados, alguns seminus e com sinais de tortura. Pouco depois, foram encontrados outros quatro. Há ainda a registar mais dois assassinatos.

Segundo relata o jornal regional El Mexicano, estes incidentes aconteceram esta segunda-feira. O primeiro aconteceu de madrugada. Uma mulher explicou à publicação ter ouvido tiros cerca das 4 da madrugada (locais), ter saído de casa e encontrado perto de uma escola 12 corpos sem vida. «Ouvi disparos, não queria sair, mas estava um pouco preocupada, porque o meu irmão sai tarde para trabalhar. Fui a uma esquina e não pensei no que ia ver. Só mortos», disse.

Os relatos dão conta que as vítimas tinham sido amarradas, tinham sacos na cabeça, algumas haviam sido mutiladas, e a língua colocada em sacos ao seu lado. Todos foram mortos com um tiro na cabeça.

Duas horas depois de estes corpos terem sido encontrados, uma descoberta semelhante aconteceu perto das instalações da Procuradoria Geral da República. Desta vez eram quatro os cadáveres. O El Mexicano refere que ao seu lado estavam escritas «narcomensagens», o que leva a crer que estes casos se relacionem com conflitos entre grupos criminosos que se dedicam ao tráfico de estupefacientes.

O jornal refere que estas últimos quatro mortes terão sido uma resposta ao primeiro incidente.

É ainda dado conta que foram encontrados, em incidentes separados, outros dois cadáveres, mas a publicação atribui estes casos a «delinquência comum».
Continue a ler esta notícia