Iraque: sete mortos em incursão aérea - TVI

Iraque: sete mortos em incursão aérea

  • Portugal Diário
  • 16 dez 2007, 22:05

Exército turco bombardeou alegadas posições de rebeldes turcos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão

Relacionados
O exército turco confirmou este domingo uma massiva incursão aérea no norte do Iraque, tendo bombardeado na noite passada supostas posições de rebeldes turcos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que resultaram na morte de pelo menos sete pessoas, noticia a Lusa.

Segundo um comunicado do PKK, citado pela agência pró-curda Firat, os bombardeamentos provocaram a morte a sete pessoas, das quais cinco pertenciam ao PKK e duas eram civis.

Além disso, outros três militantes do PKK foram feridos.

Cerca de 50 aviões de combate turcos bombardearam a noite passada o quartel general do grupo armado do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque.

A operação continuou com bombardeamentos de artilharia pesada contra alvos no interior do Iraque durante a manhã.

Em comunicado divulgado na Internet, o Estado-maior do Exército turco confirmou que «os alvos do PKK em Avasin, Hakurk e nas montanhas Kandil foram atingidos desde as 01h00 horas locais (23h00 de Lisboa) pela Força Aérea turca numa operação exaustiva».

«Os aviões regressaram às suas bases pelas 04h15 horas (2h15 horas de Lisboa)», segundo o comunicado.

Por sua vez, o PKK denunciou que «aviões espiões norte-americanos sobrevoaram a zona durante um mês», acusando Washington de ter fornecido informações necessárias para que o exército turco efectuasse o ataque.
Continue a ler esta notícia

Relacionados