Bélgica: acusações de pedofilia levam polícia a revistar Igreja - TVI

Bélgica: acusações de pedofilia levam polícia a revistar Igreja

Igreja (arquivo)

Objectivo era encontrar provas das acusações de abuso dos menores

Relacionados
Depois de várias acusações de menores contra padres por abuso sexual, a polícia belga revistou, na quinta-feira, a sede da Igreja católica em Malines, a norte de Bruxelas.

«A promotoria foi informada de acusações que denunciavam abusos contra menores cometidos por um determinado número de pessoas da Igreja», explicou à agência AFP um porta-voz da promotoria da capital, Jean-Marc Meilleur.

A polícia revistou as instalações da arquidiocese de Malines-Bruxelas com o objectivo de estabelecer «se existem ou não provas sobre estas acusações».

O arcebispo é André-Joseph Léonard, desde o início do ano, sendo igualmente primaz da Bélgica e presidente da Conferência de Bispos do reino.

Depois da Irlanda, Alemanha, Estados Unidos e Áustria, entre outros países, a Igreja católica belga viu-se confrontada, em Abril, por um escândalo de pedofilia que forçou a demissão do bispo de Bruges, depois de admitir ter cometido abusos contra um menor durante um longo período, nos anos 80.

Após a revelação deste caso, seguida de uma apresentação de centenas de queixas ante uma comissão independente encarregada de investigar os abusos sexuais dentro da Igreja, o arcebispo Léonard prometeu tolerância zero.

Em Maio, os bispos belgas pediram perdão às vítimas dos sacerdotes pedófilos tanto pela agressão como pelo silêncio dos chefes eclesiásticos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados