Coreia do Norte ameaça disparar contra Coreia do Sul - TVI

Coreia do Norte ameaça disparar contra Coreia do Sul

Naufrágio nos mares da Coreia

Pyongyang quer evitar que sejam transmitidas mensagens contra o regime

Relacionados
A Coreia do Norte avisou a Coreia do Sul que disparará contra equipamento que seja colocado ao longo da fronteira para a transmissão de mensagens contra o regime de Pyongyang. Esta subida de tensão surge numa altura em que Seul acusa os vizinhos do norte de terem torpedeado uma corveta militar causando a morte de 46 marinheiros.

De acordo com a agência Reuters, este aviso foi lançado num comunicado do comando militar norte-coreano difundido pela agência noticiosa KCNA, depois da Coreia do Sul ter anunciado que iria retomar a emissão de mensagens, através de megafones instalados ao longo da fronteira, o que já não acontece há seis anos.

O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, numa mensagem ao país, transmitida pela televisão, exigiu às autoridades da Coreia do Norte um pedido de desculpas pelo afundamento da corveta militar Cheonan. «O objectivo da Coreia do Norte é instigar a divisão e o conflito», disse o chefe de Estado, na mensagem feita desde o memorial de guerra do país, em Seul. «É altura do regime da Coreia do Norte mudar».

A Casa Branca já considerou como apropriadas as exigências feitas por parte da Coreia do Sul, avisando o regime de Pyongyang para «parar o comportamento beligerante e ameaçador».
Continue a ler esta notícia

Relacionados