Coreias: ONU alerta para aumento da tensão - TVI

Coreias: ONU alerta para aumento da tensão

Naufrágio nos mares da Coreia

Conselho de Segurança está preocupado com o potencial «impacto na paz e estabilidade da península coreana»

Relacionados
O presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Claude Heller, afirmou que a ONU está «gravemente preocupada» com as tensões entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, pressionando as duas Coreias a absterem-se de qualquer acto que possa conduzir a um aumento destas, avança a CNN.

Heller afirmou que o Conselho está preocupado com o potencial «impacto na paz e estabilidade da península coreana», devido à situação decorrente do naufrágio do navio de guerra da Coreia do Sul que matou 46 pessoas, em Março.

Depois de terem ouvido em separado representantes das duas partes em conflito sobre o incidente, os 15 membros do Conselho de Segurança lançaram um «forte apelo para que (as duas Coreias) se abstenham de qualquer acto que possa levar a uma escalada das tensões na região» e a favor da paz e da estabilidade na Península da Coreia.

A Coreia do Norte tem negado responsabilidades no naufrágio, no entanto, um embaixador japonês da ONU referiu que «não existe outra explicação» para o incidente a não ser um torpedo da Coreia do Norte.

«Esperamos que o Conselho de Segurança tome medidas apropriadas contra a provocação da Coreia do Norte», afirmou Heller.
Continue a ler esta notícia

Relacionados