Há 70 anos Hitler invadia a Polónia e dava início à Guerra - TVI

Há 70 anos Hitler invadia a Polónia e dava início à Guerra

Monumento em memória - Segunda Guerra Mundial

Entre as comemorações está o assinar da Declaração de Paz de Gdansk

Relacionados
Faz, esta terça-feira, 70 anos que começou a Segunda Guerra Mundial. A 1 de Setembro de 1939 arrancou oficialmente o conflito, quando as tropas de Hitler entraram e atacaram a península de Westerplate, na Polónia.

A Alemanha invadiu, nesse dia, a Polónia, violando o pacto de não-agressão estabelecido entre os dois países.

A Polónia, revive, esta terça-feira, o passado negro, pois, para além da invasão das tropas nazis, o país foi também invadido, 17 dias mais tarde, pela antiga URSS, que entrou com a desculpa de querer fazer frente aos soldados alemães.

Em Gdansk, norte da Polónia, realizam-se cerimónias para a comemoração da data, segundo informações da rádio espanhola «Cadena Ser».

Homenageados soldados em Gdansk

Vão reunir-se 22 chefes de Estado de vários países, incluindo da Rússia e da Alemanha. A chanceler alemã, Angela Merkel e o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, representantes dos dois intervenientes do início da guerra, discursam na cerimónia.

Também na cerimónia vão ser homenageados os soldados enterrados no cemitério de Westerplate. De seguida, os chefes de Estado vão ver uma exposição dedicada à data. Os discursos vão ser feitos junto ao monumento que recorda os acontecimentos de 1939.

Já os líderes polacos, reuniram-se, à hora exacta (4h45 da madrugada), em Westerplatte, para marcar o momento em que, há 70 anos, um navio de guerra alemão bombardeou um pequeno posto da marinha polaca.

Declaração de Paz de Gdansk vai ser assinada

As comemorações estendem-se, ainda, também a 28 cidades simbólicas do conflito. Esta terça-feira estas cidades vão assinar a Declaração de Paz de Gdansk.

Entre as cidades escolhidas estão Hiroshima, Nagasáqui (recorde-se que foram cidades japonesas atingidas por duas bombas atómicas lançadas pelos Estados Unidos), Nuremberga, Ialta, Teerão, Pearl Harbor (onde uma embarcação americana foi bombardeada pelos japoneses), Volgogrado (que então era Estalinegrado), Oswiecim (Auschwitz), Dachau, Londres, Coventry, São Petersburgo, Moscovo, Berlim, Dresden, Hamburgo, El Alamein, Cassino, Kursk, Narvik, Arnhem e Breda.
Continue a ler esta notícia

Relacionados