Síria: três manifestantes mortos a sul de Damasco - TVI

Síria: três manifestantes mortos a sul de Damasco

Novos protestos irrompem em diversas cidades do país

Relacionados
Pelo menos três manifestantes foram mortos pelas forças de segurança sírias, em Douma, um subúrbio a sul de Damasco.

Segundo a Reuters, as três vítimas participavam num protesto, com cerca de duas mil pessoas, contra o partido Baath, que está no poder.

Anteriormente, a agência noticiosa dera conta que as autoridades haviam disparado gás lacrimogéneo, para dispersar a multidão. Posteriormente, chegou a informação que haviam disparado fogo real, atingindo mortalmente pelo menos três pessoas.

Até ao momento não se sabe quantas pessoas ficaram feridas neste incidente, que se registou na praça do município de Douma.

A Reuters noticia que há protestos também em Deraa e Latakia. Os manifestantes, que o presidente do país, Bashar al-Assad, disse estarem a ser instrumentalizados por uma conspiração estrangeiras, pedem reformas democráticas.

Activistas disseram, citados pela agência noticiosa, que as forças de segurança e elementos leais a Assad se concentraram em elevado número junto às mesquitas, onde os protestos irromperam.

«O regime está a usar uma nova táctica. Já não são as forças de segurança a confrontarem-se sozinhas com os manifestantes», disse um dos activistas anti-regime à Reuters, salientando, contudo, que os apoiantes de al-Assad «são tão brutais» como as autoridades.
Continue a ler esta notícia

Relacionados