Atenas: 48 incêndios, 150 lojas pilhadas - TVI

Atenas: 48 incêndios, 150 lojas pilhadas

Uma centena de pessoas ficou ferida e foram feitas 130 detenções

Relacionados
Pelo menos 48 edifícios incendiados, 150 lojas pilhadas, uma centena de feridos e 130 pessoas detidas. Estes é o balanço de uma noite de violência e protesto nas ruas de Atenas por causa do novo pacote de austeridade grego.

Estes dados foram revelados à Reuters por uma fonte da polícia helénica esta manhã, numa altura em que se limpam as pedras e os vidros das ruas da capital da Grécia.

Entre os edifícios incendiados está o cinema Attikon, que data de 1870, e é considerado um dos símbolos neoclássicos de Atenas.

A cidade foi o epicentro da contestação às novas medidas de austeridade aprovadas este domingo no parlamento (condição exigida pela troika para a concessão de um novo pacote de resgate financeiro), mas não foi a única onde os cidadãos saíram em protesto. Em Salónica e nas ilhas de Corfu e Creta também há registo de episódios de violência.

O controverso pacote de medidas recebeu o voto de 199 dos 300 deputados que compõem o parlamento grego. O desafio à disciplina partidária levou à expulsão de 43 deputados, que votaram contra as indicações dos seus partidos - maioria socialista e conservadores.

Sem os 130 mil milhões de euros do novo resgate financeiro, a Grécia entraria em bancarrota no próximo mês. Contudo, em troca, o país tem de apertar ainda mais as políticas de austeridade ¿ que segundo os críticos tornará impossível a recuperação económica do país.

Entre muitos outros cortes, o salário mínimo vai ser diminuído em 22 por cento e o governo terá ainda de fazer fazer ajustes que ascendem a 325 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados