Noruega é um país em luto - TVI

Noruega é um país em luto

Pouco habituados a violência, os noruegueses tentam ainda encaixar o facto de terem sido atacados por um concidadão

Relacionados
É um ambiente de grande consternação e de luto, aquele que se vive na Noruega inteira e sobretudo em Oslo. A zona onde se deu o atentado foi vedada ao público e só os jornalistas e autoridades podem circular. Mas, mesmo assim, ainda surpreendidos por ter sido um cidadão norueguês a cometer atentados, populares não dispensam manifestações de pesar e de luto nas igrejas circundantes ao centro de Oslo, onde se deu a explosão que abalou a capital norueguesa, como pôde constatar o jornalista da TVI Pedro Moreira.

Também a ilha de Utoeya foi vedada, para dar alguma privacidade aos sobreviventes e familiares das vítimas e permitir as investigações policiais. Só aqui terão morrido pelo menos 85 pessoas. Mas as autoridades temem que o balanço seja mais trágico, já que ainda há pessoas desaparecidas e algumas podem ter morrido quando se lançaram à agua para fugir aos tiros.

De acordo com o primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, o massacre é a pior tragédia no país desde a Segunda Guerra Mundial. É também o maior atentado na Europa, desde o 11 de Março, em Madrid, em 2004.
Continue a ler esta notícia

Relacionados