Sondas gémeas da Nasa colidiram com a Lua - TVI

Sondas gémeas da Nasa colidiram com a Lua

O objetivo foi evitar a queda descontrolada dos «gémeos Grail» que destruísse artefactos históricos, como os deixados pela missão Apollo

Relacionados
A Nasa confirmou esta terça-feira que fez despenhar com sucesso na superfície da Lua as sondas gémeas Ebb e Flow. A colisão aconteceu na noite de segunda-feira.

Conhecidos como «gémeos Grail», os dois aparelhos passaram os últimos meses, desde Março, a mapear a superfície do satélite natural da Terra com um grau de rigor nunca até agora obtido.

Com o combustível das sondas prestes a acabar, a agência espacial norte-americana decidiu fazer despenhar os satélites num local preciso da Lua, no extremo norte do planeta.

O objetivo principal foi evitar uma queda descontrolada que fizesse despenhar os satélites sobre artefactos históricos, como os deixados pelas missões tripuladas à Lua do programa Apollo.

A derradeira missão dos «gémeos Grail» foi completada com êxito, tendo os satélites embatido numa montanha lunar com dois quilómetros de altitude, cerca das 22:30 de segunda-feira, hora de Portugal continental.
Continue a ler esta notícia

Relacionados