Tuberculose: homem colocado de quarentena - TVI

Tuberculose: homem colocado de quarentena

  • Portugal Diário
  • 30 mai 2007, 00:57

Tem um tipo raro e perigoso da doença. Pode ter contagiado passageiros de dois voos

Relacionados
Um homem com um tipo de tuberculose rara e muito perigosa foi colocado de quarentena pelo governo após se supor que expôs à doença os passageiros e a tripulação de dois voos transatlânticos para Paris e de Praga no início do mês, escreve a Lusa.

A revelação foi feita esta terça-feira pela autoridade federal para a saúde, sendo a primeira vez que o Governo dos EUA decreta uma quarentena desde 1963, ano em que deu uma ordem similar a um doente com varíola.

O Centro para Controlo das Doenças (CDC, na sigla em inglês) incitou os tripulantes e os passageiros que viajaram nos mesmos voos que o doente - sobretudo aqueles que estiveram sentados nos lugares mais próximos dele - a investigarem se foram infectados.

O passageiro com tuberculose viajou de Atlanta para Paris a 12 de Maio, no voo 385 da companhia aérea Air France, e deslocou-se para o Canadá a 24 de Maio no voo 104 da Czech Air, que partiu de Praga com destino a Montreal, de onde regressou aos EUA.

Uma vez que o passageiro começou a cooperar com as autoridades ao tomar conhecimento de que era portador de um tipo particularmente perigoso de tuberculose, tendo sido voluntariamente hospitalizado em regime de isolamento, ele não enfrentará qualquer sanção.

O indivíduo em causa está infectado com uma tuberculose muito resistente aos medicamentos e as autoridades acreditam que ele já estaria doente quando efectuou as viagens.

Devido à actuação dos antibióticos e a outras medidas, o índice de tuberculose nos EUA baixou para 13.767 casos em 2006, o que dá uma média de 4,6 casos por cada 100 mil estadonidenses.

Desse total, apenas dois casos eram infecções por esta tuberculose extra-resistente aos fármacos, ascendendo o tratamento de cada doente aos 500 mil dólares (370 mil euros).

A tuberculose mata cerca de dois milhões de pessoas anualmente em todo o mundo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados