Presidente islandês diz que erupção do Eyjafallajokull é só «mais uma» - TVI

Presidente islandês diz que erupção do Eyjafallajokull é só «mais uma»

Vulcão na Islândia

Ólafur Ragnar Grímsson está em Lisboa

Relacionados
As cinzas do vulcão Eyjafallajokull estão a ser uma dor de cabeça para a aviação europeia. Já o presidente da Islândia tem um ponto de vista menos alarmista. «Para nós é mais uma erupção», disse Ólafur Ragnar Grímsson, em Lisboa.

«As erupções acontecem na Islândia há 400 anos», sublinhou o chefe de Estado do país, que está na capital portuguesa, onde participa numa conferência sobre os 20 anos do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa.

Grímsson salientou que o carácter vulcânico do país é um dos seus traços característicos. «É isso que torna o país tão interessante para os turistas», apontou, citado pela agência Lusa.

«O principal efeito é a nuvem de cinzas que tem o impacto que todos sabemos», acrescentou, lembrando que este é a primeira vez que há uma erupção desde a Segunda Guerra Mundial e que esse terá sida principal razão de surpresa para as autoridade aéreas.

Mais preocupação suscita o abalo do sistema financeiro finlandês ainda que confiante no futuro. «Muitas pessoas sofreram, mas agora, dois anos depois, muitos sectores como o energético, o do turismo e a indústria tiveram meios para lidar com estas dificuldades», disse Ólafur Grímsson.

«Espero que ainda este ano a Islândia possa sair destas dificuldades mais cedo e mais forte do que outros países», anotou, também marcando diferenças entre Finlândia e Grécia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados