Seguros: reclamações aumentaram 14% - TVI

Seguros: reclamações aumentaram 14%

O ISP vai distribuir um milhão de guias

Companhias terão de criar figura do provedor do cliente e resolver queixas no prazo máximo de 20 dias

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As reclamações sobre seguros aumentaram 14% em 2008, tendo sido registadas 5.247 queixas. Segundo o Instituto de Seguros de Portugal (ISP), divulgados esta quarta-feira, a distribuição das reclamações colocam o sector automóvel em primeiro lugar, com 2.640, menos 1,20%, quando comparado com o ano passado.

O maior aumento verificou-se no ramo vida, com 53,75% (841 reclamações) e acidentes com 52,92% (367).

Das reclamações recebidas, 59% teve um desfecho favorável, o mesmo valor registado em 2007.

Segundo o documento enviado pelo ISP, 3.312 reclamações foram recebidas no Instituto de Seguros de Portugal; 1.935 foram registadas no Livro de reclamações.

A par destes dados, o ISP anunciou ainda um projecto de norma regulamentar sobre conduta do mercado com o objectivo de procurar «uma maior consciencialização dos consumidores quanto aos seus direitos» e facilitar a apresentação de reclamações.

Introduzindo regras de gestão das reclamações nas seguradoras, as companhias terão de criar a figura do provedor do cliente e resolver as queixas no prazo máximo de 20 dias.
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