Prestação da casa baixa mais de 25% dentro de um ano - TVI

Prestação da casa baixa mais de 25% dentro de um ano

Casa - ONI

Descida total do encargo mensal será superior a 150 euros

Relacionados
As descidas de juros anunciadas pelo Banco Central Europeu (BCE) têm um impacto directo nas famílias que têm empréstimos. As prestações da habitação deverão descer mais de 25% dentro de um ano, diz o «Jornal de Negócios».

As taxas Euribor estão já a descer, mas continuam longe da taxa directora. O BCE colocou ontem os juros nos 2,50% enquanto a Euribor a seis meses se fixou nos 3,71%, uma diferença superior a 100 pontos base.

Ainda assim, as boas notícias já chegaram às famílias e deverão continuar. Um empréstimo que for revisto em Janeiro deverá registar uma descida da prestação de cerca de 14%, se considerada a taxa Euribor a seis meses fixada ontem nos 3,71%.

Se analisarmos as taxas de juro contratadas pelos bancos entre si para os próximos meses, concluímos que a descida nos próximos 12 meses será de 25,98%. Ou seja, para um empréstimo de 100 mil euros, a 30 anos, com um «spread» de 0,7% e indexado à Euribor a seis meses a descida total do encargo mensal será superior a 150 euros dentro de um ano.

No acumulado, uma família que tenha um empréstimo com estas características deverá gastar menos 1.400 euros no próximo ano com o crédito à habitação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados