Maddie: Bélgica explica por que não informou a PJ - TVI

Maddie: Bélgica explica por que não informou a PJ

  • Portugal Diário
  • 3 ago 2007, 15:37
Retrato robô do homem que estava com a susposta Madeleine na Bélgica (foto Lusa)

Procuradoria não considerou «relevante» informar os investigadores

A procuradoria de Trongres, a localidade belga onde uma mulher diz ter visto Madeleine McCann, ainda não informou as autoridades portuguesas sobre este caso por esse contacto não ter sido ainda considerado relevante, disse fonte da procuradoria, citada pela Lusa.

O inquérito aberto na Bélgica após o alegado avistamento de Madeleine McCann, no passado sábado, prossegue sem novidades, sendo esperado na próxima semana o resultado de uma análise de ADN a uma garrafa recolhida no local onde a criança poderá ter estado, disse Katia Vanderen, a substituta do procurador de Tongres.

Na sequência do testemunho de uma psicóloga que afirmou ter reconhecido sábado, numa esplanada de Tongres, no norte da Bélgica, a menina britânica desaparecida há precisamente três meses de Lagos, Algarve, a Procuradoria desta localidade na Flandres, próxima da fronteira com a Holanda, abriu um inquérito, para já sem resultados.

A substituta do procurador de Tongres, afirmou que o inquérito foi aberto logo no sábado, tendo quinta-feira sido divulgado o retrato-robô de um homem de cerca de 40 anos com quem a criança terá sido vista numa esplanada local, mas «até ao momento não há novas informações».

A mesma responsável confirmou que no local foi recolhida uma garrafa pela qual a menina terá bebido e que foi enviada para análise de ADN, sendo os resultados esperados «a meio da próxima semana».

Questionada por que razão a Polícia Judiciária portuguesa não foi ainda oficialmente informada sobre o alegado avistamento de Madeleine, Katia Vanderen explicou que essa é uma competência da Procuradoria Federal, mas ressalvou que só são estabelecidos contactos com autoridades policiais de outro país quando tal é considerado relevante e, para já, esse não é o caso, prosseguindo as investigações em território belga.

A estação televisiva belga RTL-TVI noticiou quinta-feira que Madeleine terá sido vista no passado sábado numa esplanada de Tongres, acompanhada por dois adultos, um homem de 40 anos - cujo retrato-robô foi posto quinta-feira a circular na Bélgica - e uma mulher de 25.

Madeleine McCann, de quatro anos de idade, desapareceu faz hoje três meses de um aldeamento turístico da Praia da Luz, no Algarve, e até ao momento desconhece-se o seu paradeiro.

O casal McCann esteve hoje em Huelva, Espanha, em mais uma acção da campanha que tem levado a vários países europeus para tentar encontrar a filha desaparecida.
Continue a ler esta notícia