Divergências entre PSP e GNR - TVI

Divergências entre PSP e GNR

  • Portugal Diário
  • 23 dez 2006, 14:10

Tudo devido ao novo mapa do dispositivo territorial

O novo mapa do dispositivo territorial da PSP e da GNR, que o ministro da Administração Interna deverá anunciar no primeiro trimestre de 2007, está a provocar divergências entre aquelas duas forças de segurança, notícia este sábado o Expresso, citado pela Lusa.

De acordo com uma proposta apresentada ao Governo a que o semanário teve a cesso, a PSP quer manter as regiões autónomas, capitais de distrito, áreas metropolitanas (freguesias com mais de 10 mil residentes e já patrulhadas pela PSP) e cidades com elevada população sazonal.

No documento, a PSP mostra vontade em ficar com esquadras em Albufeira, Loulé e Quarteira, «os três grandes redutos» da GNR na região, que não pretende ser «empurrada» para as zonas rurais.

Assim, a PSP pretende abandonar aglomerados com menos de 15 mil habitantes, como Ponte de Lima, Lamego ou Fátima, querendo, por outro lado, conquistar à GNR 16 centros urbanos, entre eles Gafanha da Nazaré, Trofa, Amarante ou Vizela.

Segundo o Expresso, o documento indica que a GNR quer ocupar o lugar de esquadras da PSP da área metropolitana do Porto, nomeadamente nas freguesias de Gondomar, Matosinhos, Póvoa do Varzim e Vila Nova de Gaia.
Continue a ler esta notícia