Fundos de pensões atingem rendibilidade de 0,1% - TVI

Fundos de pensões atingem rendibilidade de 0,1%

Nos primeiros cinco meses do ano o nível foi negativo

Relacionados
Os fundos de pensões obtiveram no mês de Maio uma rendibilidade de 0,1 por cento. Em termos condensados, a performance acumulada nos primeiros cinco meses deste ano situa-se nos 0,6% negativos.

Segundo o comunicado emitido pela Mercer, os mercados accionistas Europeu e norte-americano obtiveram, no passado mês, um comportamento relativamente baixo mas positivo.

Em parte, esta performance foi explicada pela manutenção da tendência do mês de Abril em que se registou um aumento do apetite por risco por parte dos investidores, com estes a regressarem ao mercado accionista.

A performance é explicada essencialmente pelo impacto negativo do elevado grau de incerteza relativamente ao crescimento económico dos EUA num futuro próximo, e aos indicadores sobre a evolução económica do UEM.

A actual situação reflectiu-se nos índices de confiança, em particular dos consumidores, que continuam em níveis historicamente baixos. Refira-se a título de exemplo que, em Portugal, este índice desceu para o nível mínimo dos últimos cinco anos. No Reino Unido caiu para o mínimo dos últimos 18 anos, e nos EUA para o mínimo dos últimos 28 anos.

Em termos de política monetária, ambos os bancos centrais, Banco Central Europeu e Reserva Federal (Fed) norte-americana, mantiveram inalteradas as taxas de juro (em 4% e 2% respectivamente).

Apesar do diferencial das taxas de juro, o dólar americano apreciou-se face ao euro. Esta valorização deveu-se em parte à expectativa dos investidores de que tenha chegado ao fim o ciclo de cortes nas taxas de juro por parte da Fed, a par com os indicadores económicos dos EUA que apresentam níveis acima das expectativas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados