Portugal foge à tempestade - TVI

Portugal foge à tempestade

  • Marta Ferreira
  • 18 jan 2007, 20:00
Tempestade na Alemanha - Foto de Kay Nietfeld/EPA/Lusa

Fim-de-semana vai ser de sol e frio: temperaturas vão descer

A Alemanha e outros países do norte e do centro da Europa começaram esta quinta-feira a enfrentar uma violenta tempestade designada «Kyrill», com potencial devastador devido aos ventos que podem atingir os 200 quilómetros/hora. Mas o temporal não vai chegar a Portugal, garantiu ao PortugalDiário Costa Peso, do Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia.

«Esta depressão faz parte de um grupo depressionário que teve origem no sul da Gronelândia e até à Finlândia e está a deslocar-se para nordeste, arrastando consigo ventos muito fortes, grande agitação marítima e chuvas fortes», explicou o meteorologista.

A tempestade está «neste momento entre a Alemanha e a Polónia», mas «vai passar muito ao lado de Portugal», garantiu.

Neste momento, «a Península Ibérica está sob o efeito de um anticiclone», que vai fazer com que, durante o fim-de-semana, se sinta uma descida da temperatura. «Pode até haver alguma neve no início da próxima semana» nos lugares mais altos, avançou o meteorologista.

Fim-de-semana de sol e frio

A sexta-feira vai acordar com sol. O céu nublado no litoral das regiões do Norte e Centro vai dissipar-se logo no início da tarde, segundo as previsões do Instituto da Meteorologia.

O sol vai continuar a brilhar no sábado, apesar de uns chuviscos passageiros poderem ensombrar o final do dia no Minho e Douro Litoral. Mas as temperaturas vão começar a descer.

No domingo vai ficar ainda mais frio, com as temperaturas a continuarem a descer, mas o sol vai brilhar por todo o território.
Continue a ler esta notícia