Tempestade violenta mata na Europa - TVI

Tempestade violenta mata na Europa

  • Portugal Diário
  • 19 jan 2007, 10:41
Tempestado na Alemanha (Lusa)

Fotos: Rajadas de vento já fizeram 38 vítimas mortais

A tempestade violenta, denominada «Kyrill», que está a fustigar o norte da Europa já fez pelo menos 36 mortos, estando a comprometer as deslocações aéreas e ferroviárias entre vários destinos europeus, noticia a AFP

O Instituto português de Meteorologia garantiu na passada quinta-feira ao PortugalDiário que a tempestade não vai atingir Portugal, passando-lhe «ao lado». [Ver artigo relacionado «Portugal foge à tempestade»]

Esta sexta-feira, às 7 horas, o Reino Unido reportava 12 mortos, a Alemanha registava dez vítimas mortais, a Holanda indicava a morte de cinco pessoas, a Polónia quatro, três na República Checa e duas em França.

Reino Unido

No Reino Unido, os ventos alcançaram velocidades na casa dos 160 km/h, tendo já originado a morte a 12 pessoas, incluindo a uma criança de dois anos. A maior parte das vítimas resulta da queda de muros e árvores.

A British Airways deverá anular hoje cerca de 130 voos internos com partida de Heathrow (Londres) e de Manchester.

Os comboios de alta velocidade Eurostar, com partida e chegada à Inglaterra, que estavam suspensos desde ontem à noite, já estavam, na manhã desta sexta-feira, a circular.

A auto-estrada M-25 que contorna Londres, a mais movimentada da Europa, esteve cortada em vários troços porque as rajadas de vento fizeram tombar dois camiões.

Uma forte tempestade também fez com que um cargueiro britânico ficasse à deriva com risco de se afundar no Atlântico a cerca de 100 quilómetros a norte da ilha francesa de Ouessant, em frente às costas da Bretanha, apesar dos 26 tripulantes terem sido salvos.

Alemanha

Na Alemanha, onde a tempestade «Kyrill» é considerada a pior dos últimos 30 anos, com ventos a soprar a 200 km/hora, dez pessoas, incluindo um bebé de 18 meses, morreram em consequência da queda de árvores, muros ou portas, divulgaram as autoridades locais.

Pela primeira vez na história dos caminhos-de-ferro almães, todo o tráfego ferroviário foi interrompido na Alemanha, na passada quinta-feira, começando agora a ser reposto.

Holanda

Na Holanda, a intempérie matou cinco pessoas, quatro das quais em queda de árvores. O governo holandês já emitiu um alerta apelando às pessoas para que não saiam de casa.

República Checa

Na República Checa, as quatro vítimas mortais que foram contabilizadas morreram em consequência da queda de árvores.

França

Em França, duas pessoas morreram no norte do país. 19 voos entre o aeroporto de Roissy-CDG e Heathrow foram anulados.

Bélgica

Na Bélgica, onde as rajadas de vento atingiram 120km/h, morreram duas pessoas.

Polónia

Três pessoas morreram na Polónia, onde decorreram durante a noite vários apagões e perturbações no trânsito ferroviário.
Continue a ler esta notícia