Farmácias sem espaço para guardar genéricos - TVI

Farmácias sem espaço para guardar genéricos

  • Portugal Diário
  • 21 out 2007, 12:45

Só uma das substâncias activas é comercializada através de 319 medicamentos

A introdução no mercado de medicamentos genéricos veio criar um problema de falta de espaço para armazenamento nas farmácias, considerado pela Associação Nacional do sector como uma situação grave, escreve a agência Lusa.

Apesar de a quota de mercado acumulada dos medicamentos genéricos nos primeiros sete meses deste ano rondar os 18 por cento, há substâncias activas com um número muito elevado de genéricos a ser comercializado.

De acordo com uma lista fornecida à agência Lusa pelo Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, só a substância activa Sinvastatina (para redução dos níveis de colesterol) é comercializada através de 319 medicamentos genéricos, nas suas várias apresentações.

Contactada pela Lusa, uma técnica farmacêutica da linha de Cascais explicou que não é possível, por motivos logísticos, ter nas farmácias todos os genéricos existentes, pelo que muitas vezes não podem satisfazer os clientes.

«O problema da falta de espaço é um dos mais graves com que as farmácias se debatem», disse à Lusa fonte oficial da Associação Nacional de Farmácias (ANF).

De acordo com a mesma fonte, o problema está relacionado com o alegado não cumprimento de uma parte do Compromisso para a Saúde, assinado entre a ANF e o Governo em 26 de Maio de 2006.

«Um dos pontos mais importantes e que ainda não foi cumprido tem a ver com a necessidade de legislação que obrigue à prescrição por Denominação Comum Internacional, ou seja por principio activo», disse a fonte da ANF.

Dessa forma, adiantou, a venda dos genéricos teria outro movimento, o que não acontece actualmente porque os médicos podem não autorizar a substituição de um medicamento por um genérico.

«O Estado não dá ao utente a possibilidade de escolher»

«O Estado não dá ao utente a possibilidade de escolher», referiu a fonte, acrescentando que o utente acaba muitas vezes por pagar mais.

De acordo com a lista das 10 substâncias activas com maior valor de vendas no período acumulado de Janeiro a Agosto de 2007, destacam-se os medicamentos para tratamento psiquiátricos, colesterol e digestivos.

Além da substância activa ou princípio activo Sinvastatina com 319 apresentações de genéricos, seguem-se a Amlodipina com 241, Risperidona com 237 (ambas para perturbações psiquiátricas), Ciprofloxacina (antibiótico) com 231, Sertralina (antidepressivo) com 225, Lansoprazol (acidez gástrica) com 204, Pravastatina (colesterol) com 170, Omeprazol (acidez gástrica) com 136, Fluoxetina (antidepressivo) com 104 e Acido Alendrónico (osteoporose) com 75 medicamentos genéricos, nas suas várias apresentações.
Continue a ler esta notícia