BCP tem em mãos acusação da CMVM sobre financiamento de acções - TVI

BCP tem em mãos acusação da CMVM sobre financiamento de acções

  • Sónia Peres Pinto
  • 24 jan 2008, 20:33
cmvm

Acusação feita pelo BPI

O BCP já tem em mãos a acusação da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) devido à venda e financiamento de acções próprias a clientes de retalho.

A garantia foi dada esta quinta-feira pelo presidente da CMVM, Carlos Tavares, no Parlamento. «A acusação foi entregue no dia 17 de Janeiro», referiu o responsável.

Recorde-se que esta denúncia foi feita pelo BPI, na altura em que foi objecto de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) por parte do BCP.

O banco liderado por Fernando Ulrich fez uma acusação relacionada com créditos a pequenos accionistas e a membros do Conselho Superior para a compra de acções do BCP.

Aliás, segundo Carlos Tavares, em 2007, o actual presidente do BCP, Paulo Teixeira Pinto «assumiu o compromisso de resolver todos os casos, o que não veio acontecer».

Por isso, o presidente da CMVM voltou a afirmar que está a tentar encontrar «uma solução para os pequenos accionistas prejudicados».

Recorde-se que o ex-ministro da Economia de Durão Barroso foi ao Parlamento esta quinta-feira para explicar como é que o órgão a que preside deixou passar as alegadas operações ilícitas realizadas pelo BCP.
Continue a ler esta notícia