Reguladores portugueses não comentam eventual investigação à EDP - TVI

Reguladores portugueses não comentam eventual investigação à EDP

EDP

Há medidas que estão a ser tomadas

Relacionados
Os reguladores portugueses que fazem parte do Mercado Ibérico da Electricidade (Mibel), no caso ERSE e CMVM, escusam-se a comentar se a EDP está a ser investigada por abusos na formação de preços no sector.

Contactados pela Agência Financeira fontes oficiais tanto da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) como da ERSE apenas pronunciaram, para já, um «não comento» a esta notícia que o «Jornal de Negócios» avançada esta sexta-feira.

O jornal escreve que a continuada falta de concorrência no sector eléctrico nacional, gerada pela situação histórica da EDP como operador dominante na produção e distribuição, está a gerar uma onda de preocupação generalizada junto dos reguladores nacionais, espanhóis e também dos órgãos comunitários, que estão já a tomar medidas a vários níveis para apurar se há provas de abusos.

Já fonte da Autoridade da Concorrência (AdC) confirmou estar em curso «um estudo de supervisão relativo à formação de preços no mercado da energia eléctrica no segundo semestre de 2007». Uma análise que corre, segundo o mesmo jornal, de uma decisão do anterior conselho de administração da AdC (de Abel Mateus) e que não há data para a conclusão do estudo.

Mais. Diz o «Jornal de Negócios» que a repentina subida nos preços da electricidade «spot» (à vista), a par do agravamento das diferenças de valores registados entre Portugal e Espanha em vários momentos, estiveram na base do arranque deste estudo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados